top of page

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai.


Ahhh Ano Hana... Como é difícil expressar meus sentimentos por esta animação japonesa. Famosa por ser muito triste, hoje falarei de Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai, mais conhecida por Ano Hana!!!

Gostaria de começar dizendo que esta review é especial. A mais ou menos dois anos atrás, eu postei minha primeira review nesse site, que foi de Ano Hana; por isso essa review marca essa nova fase do Alongando Palavras...

 

História

O anime começa no verão japonês, mostrando Jintan, um adolescente que devido a um trágico acontecimento, se afastou das pessoas e parou de ir à escola. Mas para entendermos esse ocorrido, precisamos voltar anos atrás:

Haviam seis crianças muito amigas: Jintan, Anaru, Yukiatsu, Tsuruko, Poppo e Menma. Liderados por Jintan, eles compunham os Super-Protetores da Paz. Até que um dia, Menma tragicamente falece; o que faz com que o grupo se desfaça e faz também que todas as crianças fiquem se sentido culpadas.

Agora voltamos para o início do anime, onde Menma aparece para Jintan, como se fosse um espírito. E Jintan junto com os outros precisa realizar o desejo de Menma para que ela possa ir para o paraíso.

 

Particularmente, acho a história de Ano Hana fantástica. O anime é uma união de uma bela história, bons personagens e um ótimo drama. Já assisti diversas vezes, e sinceramente não enjoei.

Quando Menma faleceu, cada personagem tomou um pouco da culpa pra sí próprio, por isso todos os personagens são bastante tristes. Eles não conseguem viver com a culpa e fazem de tudo pra tentar esquecer o ocorrido; mas falham miseravelmente. Mas em contraponto, acho eles bem fortes; exceto o Jintan. Eles seguiram suas vidas, continuaram convivendo com as pessoas e deram o melhor de sí; menos o Jintan. Porém não posso julgá-lo. Ele sofreu bastante, feriu os sentimentos de Menma e não pode se desculpar.

Outro ponto muito legal do anime, é o objetivo de realizar o desejo de Menma para que ela vá para o paraíso, ou alcance o nirvana.

Alcançar o Nirvana, é um contexto budista, que basicamente significa atingir seu estado de libertação, ao percorrer sua busca espiritual.

Assim, Menma precisava completar seu tão falado desejo para que pudesse completar sua busca espiritual.

Todo o formato do desejo no anime é muito bom. Você torce para que consigam, se emociona, se envolve e quando chega no pico de felicidade por eles conseguirem completar o desejo, o pico vai totalmente pra baixo por aquele não era o verdadeiro desejo. Não saber qual o desejo, essa é a questão.

E quando descobrimos que o desejo era cumprir a promessa que Menma fez a mãe de Jintan, é mostrado um aspecto muito legal. Menma é uma pessoa incrivelmente bondosa e amorosa. Em todas as coisas que poderia ser seu desejo, ele foi fazer com que a mãe de Jintan ficasse feliz. Queria que Jintan ficasse melhor. E se preocupar tanto assim com Jintan, confirma a frase de Menma em que ela diz que ama Jintan da forma pra se casar.

Mas me peguei pensando, como seria se Menma não tivesse falecido? Os sentimentos dela e de Jintan ficariam mais fortes e eles teriam um relacionamento? Anaru ficaria arrasada e continuaria com inveja de Menma pelo relacionamento dela com Jintan? Yukiatsu continuaria sem se importar com Tsuruko?

Essas perguntas não podem ser respondidas, mas elas levam a uma conclusão. A morte de Menma foi muito trágica, mas por isso os sentimentos dos personagens ficaram claros e tentaram melhorar.

Não estou dizendo que a morte de Menma foi algo bom, porque não foi. Mas por fim eles conseguiram esclarecer seus sentimentos e perceberam que a vida continua. Não "esquecer o passado", porque eles nunca vão esquecer. Menma foi uma parte importantíssima na vida de cada um, e por ela eles se tornaram pessoas boas.

 

Personagens

Agora farei como na minha primeira review de Ano Hana, e falarei de cada personagem individualmente:

Jinta "Jintan" Yadomi:

Jintan era o líder dos super-protetores da paz e anos depois, foi pra quem Menma apareceu como espírito.

Acho Jintan um personagem muito legal. Ele passou por traumas, sua mãe e Menma morreram na sua infância; o que fez com que Jintan se afastasse das pessoas e saísse da escola. Isso mostra o tamanho da tristeza e da não-aceitação de Jintan. Por ter se afastado, Jintan é muito criticado pelas pessoas. Foi muito dificil pra ele ser conhecido como o menino que não vai para a escola; porém foi mais difícil ainda conviver com a culpa da morte de Menma. Quando Anaru perguntou se ele gostava de Menma, ele ficou envergonhado e negou. Mas isso é normal, ele era apenas uma criança. Mas quando ele se lembra que Menma, que era muito chorona, apenas sorriu quando ele negou gostar dela; ele sente uma enorme culpa.

A mistura da culpa e do amor, fazem com que Jintan cuide de Menma quando ela aparece para ele. E o amor fez despertar sentimentos egoístas em Jintan, como quando ele quis com que Menma não fosse para o paraíso; queria que ela continuasse com ele.

Quando criança, Jintan era confiante e liderava o grupo. Mas depois que Menma alcançou o Nirvana, ele voltou a ser uma pessoa boa e forte.

Naruko "Anaru" Anjou:

Anaru quando criança, amava Jintan e sentia muita inveja de Menma. Inveja, essa palavra pode representar Anaru antes de a volta de Menma como espírito. Por isso, Anaru era triste desde criança. Ela também é facilmente influenciada, o que a faz mudar seu modo de pensar e vestir só pelas pessoas. Andar com garotas que pensam completamente diferente que ela, também mostra o tamanho do desespero de Anaru por convívios sociais.

Há um momento muito marcante no anime, em que Anaru vai até um motel com um homem mais velho; mas acaba não fazendo nada. Porém o boato falso de que ela faz sexo por dinheiro se espalha por toda a escola. Então Anaru enlouquece. Todo esse tempo ela andou com pessoas que ela não gostava, se vestiu como não gostava e frequentou lugares que não gostava apenas para continuar parecendo uma pessoa normal e para esquecer o passado; mas depois do ocorrido ela estava sendo criticada por toda a escola; até que graças a Jintan, ela volte a ser ela mesma.

Outro acontecimento interessante, é quando Anaru foge de casa. O anime mostra apenas o lado dela, mas eu queria muito saber qual foi a reação da mãe dela.

O mais triste de Anaru, é que quando criança; ela ficou aliviada pela morte de Menma. Ela pensava que sem a Menma, ela conseguiria ter um relacionamento com Jintan. Isso mostra o quanto Anaru era desesperada por Jintan. E por isso também ela carregou a culpa pela morte de Menma durante muito tempo.

Atsumu "Yukiatsu" Matsuyuki:

Yukiatsu quando criança, amava Menma e sempre ficava atrás de Jintan. Isso é claramente mostrado na cena em que Jintan e Yukiatsu pegam bichinhos e o de Jintan é maior. Talvez por estar sempre na sombra de Jintan, quando cresceu, Yukiatsu trabalhou duro para ser muito melhor. E ele passou por algo muito frustrante; ele estava na escola melhor, ele era o melhor na escola, o mais popular, a pessoa que deu a presilha de presente para Menma e mesmo assim, ela apareceu para Jintan. E isso simplesmente o enlouqueceu. Tudo aquilo dele se fantasiar de Menma, além de querer passar a impressão de que Jintan não é especial, também foi uma forma dele sentir que Menma estava perto dele. No início eu achava que Yukiatsu era sádico; mas depois percebi o que tinha acontecido. Imagine só, você chega ao seu ápice, é o melhor em tudo que faz e mesmo assim as coisas acontecem para o garoto que e afastou de tudo e de todos. Isso me leva a pensar que Jintan tem um carma que nem ele mesmo gostaria de ter.

Mas voltando ao Yukiatsu, é necessário lembrar do quanto ele queria que Menma estivesse com ele; comprovado nas cenas que ele acaricia a peruca cinza.

Mas o que realmente me deu nos nervos, foi quando ele finalmente aceitou que não poderia ter Menma, ele se aproximou de Anaru, que claramente amava Jintan. Além de que Tsuruko estava sempre com ele e também mostrava que amava ele.

Chiriko "Tsuruko" Tsurumi

Tsuruko sempre amou Yukiatsu, mas por ele amar Mnema, nunca se importou com Tsuruko; mesmo ela estando sempre com ele. O pior, é que até ignorando Menma, Yukiatsu ainda tinha uma grande relação com Anaru. Como ela mesmo disse, é como se ela fosse uma terceira opção. Anaru pensava que elas eram iguais, mas em uma cena bastante triste, Tsuruko revela a verdade.

Isso de ser uma segunda opção é algo muito errado, e em um certo ponto do anime, Tsuruko percebe isso.

Tsuruko sempre pareceu ser uma pessoa muito madura; mas ela só realmente amadureceu quando ela cortou o cabelo. Este ato de cortar o cabelo foi uma forma dela de marcar o momento em que ela aceitou o passado, sua situação e realmente amadureceu.

Tetsudou "Poppo" Hisakawa

Poppo é o personagem que até o último episódio, não foi muito desenvolvido. Você passa dez episódios pensando que ele era apenas uma pessoa alegre, animada e gentil; mas quando chega a briga no 11º episódio, você descobre algo muito triste.

Ver Poppo que é sempre alegre e energético, chorando, é muito triste. Poppo quando criança, era um garotinho pequeno, inocente, que sempre seguia Jintan; ter visto sua grande amiga morrendo, foi um trauma enorme para ele. O trauma foi tão grande que ele viajou o mundo para tentar esquecer, mas nem isso funcionou.

Meiko " Menma" Honma

Aaah Menma... Uma personagem tão doce, gentil, bondosa, inocente, fofa e com muitas outras características ótimas. E pensar que ela passa tantas emoções para os personagens e para os espectadores, mesmo não estando viva. Menma é uma ótima pessoa, ama todos seus amigos, especialmente Jintan.

Algo muito interessante em Menma, é que apesar de ter se desenvolvido fisicamente, ela não se desenvolveu mentalmente. É até engraçado vê-la falar de coisas ruins de forma tão inocente.

A relação da família de Menma é interessante também. Toda família de Menma ficou bem triste com a morte dela; porém a mãe de Menma se "esqueceu" do seu outro filho, que estava vivo. Isso é algo muito ruim que infelizmente ocorre na vida real.

Acho muito legal quando Menma começou a se comunicar utilizando o diário, pois amenizou um pouco toda a tensão de Menma poder ser vista apenas por Jintan.

Deve ter sido muito frustrante não poder se comunicar com os outros amigos.

Menma foi uma personagem muito importante para todo o anime, e é possível enxergar reflexos dela na personalidade de cada personagem de Ano Hana.

 

Trilha Sonora

A trilha sonora de Ano Hana é incrível. As músicas de fundo são muito comoventes e a abertura e o encerramento são sensacionais. Tanto a abertura quanto o encerramento conseguem me deixar triste só de me lembrar das músicas.

Vou deixar o link das músicas pra conferirem:

Opening:

Ending:

 

Cenas Tristes

Ano Hana é bem famoso por ser muito triste, e isso é um bom ponto no anime. Não sei se gosto do sofrer ou sei lá, mas realmente adoro as cenas tristes do anime huahuahua

Me apeguei tanto aos personagens, que isso deixou as cenas muito mais tristes. O anime realmente mexe com quem assiste.

Acho a cena final a parte mais triste de todo o anime. Ver Menma finalmente indo para o paraíso deixando cartas demonstrando o quanto ela ama cada um é triste demais. Essa cena é muito especial. Ela termina o anime em seu ápice.

 

Conclusão

Ano Hi Mita Hana no Namae wo Bokutachi wa Mada Shiranai é um anime incrível que marcou muito minha vida. é com certeza um dos meus animes preferidos. Gosto bastante de todos os personagens, o drama e todo clima triste do anime. É muuuuito bom! Recomendo a todos!

bottom of page